
A hepatologia é uma especialidade médica pouco conhecida. Você sabe o que é hepatologista? Qual é a função do hepatologista? Esse profissional é mais importante do que você imagina. Veja o porquê!
O que é o hepatologista?
Qual é a função do hepatologista? Qual é o médico que cuida do fígado? Essas perguntas estão diretamente relacionadas, sabia?
A hepatologia é um ramo da medicina que aborda as doenças que atingem o fígado, a vesícula biliar e a árvore biliar. Então, o que é hepatologista? É o médico especializado neste ramo.
“E quando devo procurar um hepatologista?” Antes de sair por aí perguntando o valor da consulta com hepatologista para marcar a sua, é preciso saber as doenças que este profissional trata.
Quais são as doenças tratadas por um hepatologista?
Você já sabe o que é hepatologista e que ele trata as doenças hepáticas. Mas quais são elas? As mais comuns são as hepatites, a cirrose e suas complicações, o câncer de fígado e a esteatose.
Hepatites
Hepatite é um tipo de inflamação do fígado, sendo as hepatites virais as mais conhecidas. As hepatites virais se apresentam de diversas maneiras e são classificadas de A a E. No entanto, é mais comum vermos a ocorrência de hepatite causada pelos vírus A, B e C. Conheça um pouco mais sobre elas:
- Hepatite A: a infecção é contraída por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados.
- Hepatite B: você pode se contaminar pela transmissão vertical (de mãe para filho na gestação ou pré-parto), parenteral (por meio de sangue contaminado) ou sexual (Doença Sexualmente Transmissível).
- Hepatite C: transmitida principalmente pelo contato com sangue contaminado.
- Hepatite D: enfermidade crônica, que acomete apenas pacientes infectados pelo vírus da hepatite B.
- Hepatite E: transmitido pela água ou por alimentos contaminados com matéria fecal.
Quer saber o que é hepatologista e qual doença ele trata? Lembre-se sempre das hepatites.
Cirrose
A cirrose hepática é uma doença que se forma pela substituição do tecido normal do órgão por nódulos e tecido fibroso. É uma espécie de cicatrização do fígado, o que não é bom. Onde deveria existir um tecido funcional, aparece a fibrose.
Isso acontece após anos de agressões ao fígado, o que atrapalha seu funcionamento. Em geral, é causada pelo consumo abusivo de álcool, pelas hepatites virais e pela gordura do fígado.
Câncer de fígado
O câncer de fígado é a presença de um tumor maligno na estrutura do órgão. Ele pode ser:
- Primário: surge e se desenvolve primeiramente no fígado. O carcinoma hepatocelular, por exemplo, costuma aparecer em fígado com fibrose mais avançada ou cirrose.
- Secundário: o tumor começou em outra parte do corpo e se espalhou até o fígado, o chamado tumor metastático de fígado. É o tipo mais comum.
Esteatose
A esteatose hepática é o nome científico para “gordura no fígado”. Ela pode surgir por diversos motivos, como consumo frequente de álcool e acúmulo de gordura corporal.
E o que causa esse acúmulo de gordura corporal? Colesterol alto, sedentarismo, obesidade e diabetes são bons exemplos.
Qual é a diferença entre hepatologista e gastroenterologista?
Quando procuramos saber o que é hepatologista, é comum que encontremos uma relação entre este médico e o gastroenterologista.
A hepatologia é subdivisão da gastroenterologia, mas está se tornando uma especialidade por si só devido à importância e à complexidade do fígado.
O gastro é um profissional mais conhecido do público geral. Ele lida com todo o sistema digestivo, como boca, esôfago, estômago, intestino, fígado e pâncreas. Em geral, sua atuação é clínica, com a realização de exames que detectam doenças relacionadas ao aparelho digestivo.
Novamente voltamos à pergunta: o que é hepatologista? Qual é a função do hepatologista? Tratar doenças que atingem o fígado e outros órgãos. É, portanto, uma atuação mais especializada.
Assim, se você possui um sintoma de doenças digestivas, o gastroenterologista é sua melhor opção. E quando devo procurar um hepatologista? Quando o problema é no fígado!
Quando procurar um hepatologista?
Ao saber o que é hepatologista, você pode se perguntar “quando devo procurar um hepatologista”, certo? A busca pelo profissional especialista deve ocorrer quando você apresentar sintomas relacionados a doenças hepáticas.
É muito comum que, antes de buscar saber o valor da consulta com hepatologista, a pessoa seja atendida por um clínico geral ou generalista. Este profissional, após a anamnese, encaminhará o paciente se for o caso.
Mas quais os sintomas das doenças hepáticas? Em primeiro lugar, saiba que as doenças crônicas do fígado costumam ser assintomáticas no início. Os sintomas específicos aparecem quando a doença está em estágio mais avançado.
Nas hepatites agudas, o sintoma mais comum é a icterícia (pele e olhos amarelados).
Na cirrose, os sintomas aparecem quando o fígado demonstra sinais de falência. Podem incluir icterícia, ascite, sangramentos digestivos e vômito hemorrágico, ginecomastia e encefalopatia hepática.
Se você apresenta algum desses sintomas e está pensando “quando devo procurar um hepatologista”, busque já um hepatologista.
Lembre-se de que o fígado é o órgão desintoxicante e catalisador da gordura do nosso organismo. Sua importância é imensurável, e qualquer doença hepática pode comprometer todo o corpo. Saber o que é hepatologista é, portanto, igualmente fundamental.
Como prevenir as doenças do fígado?
A alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável são as melhores maneiras de prevenir doenças do fígado. Mais do que saber o que é hepatologista, você deve adotar bons hábitos para evitar a “visita” a esse especialista.
E quais as melhores dicas de prevenção? Separamos 5:
- Não consumir bebidas alcoólicas em excesso e de forma frequente;
- Evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Dar preferência a alimentos naturais;
- Controlar o peso corporal.
Além disso, já temos vacinas para hepatite A e B. Confira se seu cartão de vacinação está em dia e, caso não esteja, dirija-se a um posto de saúde.
Como a Dra. Raquel pode te ajudar?
Agora que você sabe o que é hepatologista, já entendeu a especialidade da Dra. Raquel. E como ela pode ajudar você?
Como apontamos, quando você sentir algum dos sintomas relacionados a doenças hepáticas, deve procurar atendimento médico. Se você se dirigir a um médico sem especialidade, ele fará uma primeira análise e poderá encaminhá-lo para um(a) hepatologista, como a Dra. Raquel.
Ou seja, em caso de suspeita de doença hepática, é preciso realizar o diagnóstico com um especialista. Ele é feito a partir de exames de imagem, laboratoriais e biópsias.
Dentre os exames, temos a elastografia hepática, um método de imagem não invasivo. Ele avalia o grau de fibrose no fígado. Este exame também é realizado pela Dra. Raquel.
Conclusão
Saber o que é hepatologista é fundamental para que fiquemos atentos aos sintomas de mau funcionamento do fígado. Esse órgão tem suma importância para o corpo, o que demanda acompanhamento de uma profissional especializada.
Caso necessite, pode agendar sua consulta com a Hepatologista Dra. Raquel Scherer!