![Chocolate faz mal para o fígado](https://draraquel.com.br/wp-content/uploads/2019/12/chocolate-faz-mal-para-o-figado-1024x675.jpg)
Afinal, o chocolate faz mal para o fígado? Muito se discute sobre os efeitos que esse alimento tem sobre a saúde do corpo.
A boa notícia é que se consumido na quantidade certa ele pode ser uma excelente fonte de energia, o alimento causa uma sensação de bem-estar, sendo um aliado do coração, do sistema nervoso e do fluxo arterial.
Além disso, ajuda a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim.
Mas você conhece os efeitos benéficos do chocolate amargo para o fígado? Estudos recentes mostram que ele também auxilia na saúde deste importante órgão.
Neste artigo nós vamos destrinchar melhor essas informações. Confira!
Afinal, o chocolate faz mal para o fígado?
Rico em polifenóis, o consumo de chocolate amargo 85% cacau está sendo recomendado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). Ou seja, ele não causa danos, ao contrário, comer chocolate traz benefícios para o órgão.
Quais são os benefícios do chocolate amargo para o fígado?
Estudos mostram que ele reduz a pressão venosa portal em pessoas com cirrose, podendo ser usado como suplemento alimentar calórico para estes pacientes, que frequentemente apresentam desnutrição e têm redução da ingesta pela baixa palatabilidade e pela dieta hipossódica.
Além disso, as substâncias antioxidantes presentes no chocolate possuem potencial de reduzir as enzimas hepáticas e diminuir o estresse oxidativo em pessoas com esteatohepatite não-alcoólica.
A recomendação de consumo é de 0,55 gramas por kg por refeição. Aproveitem!
E quais alimentos fazem mal ao fígado?
A ingestão excessiva de alguns alimentos podem causar graves danos ao fígado. Muitas calorias, gorduras e açúcares são exemplos dos itens que devem ser consumidos com muito equilíbrio. Veja abaixo alguns exemplos de alimentos que fazem mal:
- alimentos enlatados: esse tipo de alimento possui sódio, conservantes, corantes e aromas artificiais em alta concentração. Isso aumenta a retenção de fluidos, o que prejudica a estrutura do fígado;
- carne vermelha: além da digestão lenta (que prejudica o fígado), a carne vermelha tende a ter muita gordura que, se consumida em excesso, pode levar a um quadro de esteatose hepática;
- sal e açúcar: eles estão entre os principais condimentos usados na preparação de alimentos, mas se usados em excesso podem trazer diversos problemas de saúde, inclusive para o fígado, isso porque o órgão converte os carboidratos ingeridos em gordura e faz o armazenamento da mesma.
Como ter um fígado saudável?
Existem algumas práticas que são primordiais para ter um fígado saudável. A primeira delas é evitar os alimentos que mencionamos acima, por exemplo. Além disso, é fundamental que você tome as vacinas contra as hepatites virais A e B.
Ah, outro ponto para manter a saúde do fígado é a prática regular de atividades físicas. Elas são indispensáveis para evitar o acúmulo de gordura, além de trazerem inúmeros outros benefícios para a saúde mental e física.
Como a Dra. Raquel pode te ajudar?
A Dra. Raquel é uma médica hepatologista, especialista no tratamento e prevenção das doenças no fígado.
Confira aqui o currículo dela e agende a sua consulta!
Conclusão
Bom, não é verdade que chocolate faz mal para o fígado. Muito pelo contrário. Consulte um médico sempre e tenha as melhores orientações sobre como cuidar da sua saúde.