O uso dos anabolizantes tem se espalhado nas academias do país.
Em uma pesquisa feita pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte em uma cidade do interior da Bahia, pelo menos 46% dos entrevistados revelaram ter usado anabolizantes.
Seus efeitos?
A princípio parecem ótimos, pois podem proporcionar aparente melhora na prática esportiva e, principalmente, o crescimento rápido dos músculos no corpo.
Mas não é segredo para ninguém que os efeitos colaterais dos anabolizantes são extremamente preocupantes.
Não à toa, a venda do remédio é controlada no país. Mesmo assim, grande parte das drogas utilizadas de forma ilegal possuem meios ilicitos e preocupantes.
Neste texto, vamos falar mais sobre os efeitos colaterais de anabolizantes para o corpo e mente.
Confira.
Efeitos colaterais de anabolizantes: Afinal, o que são anabolizantes?
Os anabolizantes são as formas sintéticas da testosterona, hormônio presente principalmente em homens, mas também em mulheres.
Também chamados de esteróides anabólicos androgênicos, a substância é um medicamento desenvolvido para quem, por algum motivo, possui deficiência na sua produção.
Mas, antes de saber mais sobre os anabolizantes e seus efeitos colaterais, você sabe qual o efeito da testosterona em homens e mulheres?
Nos sexo masculino, a testosterona ajuda no desenvolvimento dos órgão sexuais, no crescimento da massa muscular e óssea. Além disso, também é responsável pelo crescimento dos pelos no corpo e pela libido.
Já na mulher, a testosterona é produzida em menor quantidade e sua função é aumentar a libido no meio do ciclo menstrual, auxiliando no processo de reprodução.
– Para que os anabolizantes são usados?
Os anabolizantes são usados para o tratamento de algumas doenças e condições.
Quando há pouca ou nenhuma produção do hormônio, por exemplo, ele pode ser recomendado pelos médicos e também em algumas situações, como quando uma pessoa está a muito tempo acamada e está perdendo massa muscular.
Confira as principais doenças e condições em que o uso de anabolizantes pode ser recomendado pelo médico:
- Hipogonadismo;
- Micropênis neonatal;
- Puberdade tardia;
- Osteoporose;
- Câncer de mama;
- Pós-operatório de cirurgias que causam desgaste físico.
Os anabolizantes só podem ser ingeridos sob recomendação médica. Inclusive, para realizar a compra do medicamento é necessário apresentar uma receita, que ficará retida na farmácia.
Quando utilizados de forma indiscriminada e sem indicação médica os efeitos colaterais de anabolizantes começam a aparecer.
Leia também: Tratamento para o Fígado: Saiba tudo sobre como funciona
Como os anabolizantes agem no organismo?
A partir do momento que a droga entra no organismo, ela passa pela corrente sanguínea e pelo fígado e, posteriormente, é encaminhada aos músculos.
Essas moléculas funcionam através da osmose e fazem as células inchar e o metabolismo celular aumentar.
Por isso, os músculos crescem rapidamente. Além disso, as células se recuperam rapidamente e ficam com a capacidade de aumentar mais e mais devido à elasticidade das células.
É por isso que quem toma anabolizantes com a intenção de aumentar os músculos costuma fazer exercícios de forma mais intensa, pois as células costumam se recuperar de forma rápida.
E é aí que vem o problema, porque, diferente da elasticidade das células, outras estruturas do corpo, como os tendões, não suportam esse aumento muscular súbito.
Mas este é apenas um dos efeitos colaterais de anabolizantes. Falaremos mais a fundo deles nos próximos tópicos.
Uso indiscriminado de anabolizantes
O uso indiscriminado dos anabolizantes passou a ser mais comum nas últimas décadas, quando a busca por padrões de beleza inconcebíveis é cada vez maior.
Como a venda de anabolizantes é controlada no Brasil, as drogas são adquiridas de forma ilícita e, muitas vezes, consumidas em doses muito altas.
Um artigo da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, realizou uma pesquisa em 4 academias de um município no interior da Bahia e concluiu que, entre os entrevistados, pelo menos 46% já havia feito uso de anabolizantes.
O principal motivo do uso relatado entre os entrevistados foi a melhoria estética.
Outro dado relevante foi que 97,8% das pessoas revelou não ter nenhum acompanhamento médico durante e conseguiu adquirir a droga através de amigos.
Mas afinal quais os efeitos colaterais de anabolizantes para o corpo? Como o uso indiscriminado afeta a saúde?
Vamos conferir?
Quais são os efeitos colaterais de anabolizantes no fígado?
As doenças mais comuns relatadas devido ao uso errado do anabolizante acontecem no fígado.
Isso porque esse órgão é responsável por filtrar toda essa medicação que é feita de forma indiscriminada e em doses que não são adequadas ao organismo.
Além disso, diferente de quando há deficiência da substância, este hormônio já está sendo produzido pelo organismo.
Ocorre, então, um excesso de testosterona no corpo. O fígado fica sobrecarregado e não consegue filtrar a substância.
O resultado é uma sobrecarga nos nódulos das células. Consequentemente, isso pode evoluir para doenças hepáticas graves e também câncer de fígado.
– E para o restante do organismo?
Mas não é só fígado que os efeitos colaterais de anabolizantes estão presentes.
Eles causam desequilíbrios em todo o corpo e podem causar o desenvolvimento de doenças mais graves.
Confira as principais delas:
- desequilíbrio hormonal que causa acne e queda de cabelo;
- crescimento de mamas em homens;
- crescimento anormal de pelos nas mulheres e engrossamento da voz;
- maior produção de LDL (colesterol ruim);
- problemas cardíacos;
- alterações de humor;
- comportamento irracional e agressividade;
- aumento da libido;
- depressão.
Leia também: Cirrose Hepática: Conheça as causas, sintomas e tratamentos
Quais cuidados tomar com o uso de anabolizantes?
Os anabolizantes NÃO devem ser tomados sem recomendação médica em nenhuma situação.
Não existem cuidados que podem tornar o uso menos perigoso, já que esse remédio possui o uso legal de forma muito pontual e específica.
O melhor cuidado é não tomar e não aplicar nenhum tipo de anabolizante.
Conclusão
Os efeitos colaterais dos anabolizantes surgem logo nas primeiras aplicações e podem piorar com o uso indevido da droga.
Apesar do aparente efeito positivo dos esteróides, a substância pode ter consequências desastrosas para a saúde do fígado, da mente e de todo o corpo.
O melhor que você pode fazer é cuidar da sua saúde e praticar exercícios regulares com o acompanhamento de educadores físicos para ganhar o crescimento de massa muscular de forma saudável.
Leia também: Hepatite Medicamentosa: O que é, sintomas, tratamento e prevenção